Dicas para ser um líder mais produtivo

Melhorar a gestão do tempo tem sido uma das prioridades de muitos líderes. Afinal, cada vez mais temos que fazer muito em pouco tempo.

Por isso, uma das perguntas que muitos gestores se fazem constantemente é "como posso ser mais produtivo?".

A boa notícia é que para produzir mais, basta mudar algumas atitudes. Confira algumas delas.

1. Estabeleça metas

Pode parecer bobagem, mas quando sabemos onde queremos chegar, os objetivos se tornam mais fáceis de serem alcançados.

O ideal é fazer um planejamento fragmentando as metas por dia.

Dessa forma você consegue visualizar o volume de tarefas que tem em cada dia e pode avaliar se conseguirá concluir ou não.

Depois de fazer esse planejamento, fica mais fácil perseguir seus objetivos.

A cada dia com metas cumpridas você terá uma sensação de dever cumprido, além de estar motivado para continuar.

2. Tenha foco

Uma característica de pessoas produtivas é chegar no trabalho e já saber exatamente o que irá fazer naquele dia.

Foco e organização andam de mãos dadas. Por isso, tente resolver pequenas tarefas assim que chegar no escritório, e então, deixe as mais complicadas para o decorrer do dia.

Dessa maneira, você consegue se concentrar e evitar pausas durante a execução das atividades mais complexas.

Mas lembre-se: você não precisa ser inflexível a ponto de ignorar outras tarefas menores, como por exemplo, um telefonema ou e-mail.

3. Seja transparente

Você lida todos os dias com sua equipe e precisa que eles trabalhem nas tarefas ao longo do dia para que a empresa funcione.

Portanto, é essencial que a comunicação com seus colaboradores seja clara e transparente.

Se existir algum problema na comunicação, a equipe pode não executar bem as tarefas ou perder o foco no objetivo.

Por isso, para não perder tempo com retrabalho e evitar desgaste com a equipe, invista na comunicação.

Para a comunicação funcionar, é fundamental manter um canal aberto e dialogar todo o tempo.

Assim, você pode inclusive detectar falhas no caminho e fazer correções a tempo.

4. Envolva sua equipe no processo de tomada de decisão

Já era o tempo em que o chefe dizia o que os colaboradores tinham que fazer.

Hoje em dia, para ser eficaz, um líder deve trabalhar junto com a equipe de forma colaborativa, para determinar as metas e os prazos.

Portanto, envolva os membros de sua equipe nessas decisões, na execução e na implementação.

5. Delegue sempre que puder

Líderes produtivos não se perguntam "Como posso realizar essa tarefa?".

Ao invés disso, eles se perguntam "Como esta tarefa pode ser feita?". Eles removem o "eu" da equação, sempre podem.

Um dos maiores benefícios em delegar é o aumento da produtividade da equipe. Além disso, você pode utilizar as habilidades específicas de cada profissional.

Outra vantagem é que os membros da sua equipe aprenderão mais, e o resultado disso é crescimento na carreira e satisfação pessoal.

6. Não tenha mais do que três prioridades

Muitas vezes, as prioridades se confundem com listas de tarefas.

Sua lista de tarefas pode ser infinita, mas você não deve ter mais do que três prioridades durante o dia.

Se você tiver problemas para selecionar suas prioridades, exerça o teste de estresse.

Funciona da seguinte forma: veja sua lista de prioridades e para cada item pergunte a si mesmo se este item é realmente importante ou urgente.

Você vai descobrir que a maioria dos itens da lista não são prioridades, e podem ser delegados ou deixados para depois.

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